O que é a Hidroponia?

Definição do que é Hidroponia:

Hidroponia consiste em cultivar as plantas sem solo, onde será fornecida uma solução nutritiva balanceada com água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. A técnica pode ser empregada de várias formas, sendo as principais: exposição das raízes a uma lamina de solução sobre uma bancada (NFT) ou uso de substrato inerte para a sustentação da planta, onde esta ira receber a solução nutritiva.

 

O Termo Hidroponia vem do grego Hydro = água e Ponos = trabalho, a origem da técnica remonta as grandes civilizações da antiguidade como os Mesopotâmios e Chineses, mas o termo só veio a ser conhecido em 1935 pelo professor da Universidade da Califórnia Dr. William Frederick Gericke, responsável por grandes avanços na sua utilização comercial.

Durante a década de 60 e 70, foram desenvolvidos os primeiros casos de uso comercialmente expressivo da hidroponia. A partir do sucesso da Holanda nos anos 80 a prática rapidamente difundiu-se pela Europa. No Brasil à disseminação começou a partir de 1990, mas ainda esta em desenvolvimento no país sendo um forte nicho de mercado emergente.

As principais vantagens da hidroponia são:

  • o rápido crescimento;
  • plantio fora de época e em ambiente protegido;
  • melhor defesa contra pragas e insetos;
  • melhor qualidade e sanidade do produto final.

Como desvantagens podem ser citadas, o custo inicial e demanda de conhecimento sobre a técnica.

Várias espécies podem ser cultivadas através da hidroponia como: pepino, berinjela, agrião, rúcula, salsa, couve, repolho, feijão-vagem, brócolis, tomate, morango, mudas para silvicultura e plantas ornamentais.