Zoologico cultiva alimentos hidropônicos para alimentação animal

destaqueO zoo Paignton, em Devon, Inglaterra encontrou uma solução saudável e com custo menor para a alimentação dos animais do parque. O local possui um sistema hidropônico para o cultivo de alimentos para os animais, com a instalação e operação da VertiCrop, a primeira de uma nova geração de sistemas inovadores de crescimento de plantas que foi lançado oficialmente 30 de setembro de 2009.

A instalação hidropônica sustentáveis ??VertiCrop é a primeiro de seu tipo na Europa e a primeira em um jardim zoológico ou jardim botânico em qualquer lugar do mundo. Kevin Frediani Paignton, responsável pelo sistema no zoo disse, “Instalando VertiCrop em Zoo Paignton significa que podemos crescer mais plantas em menos espaço usando menos água e energia. Ela vai ajudar a reduzir a distancia que o alimento percorre até chegar ao zoológico, e também reduzir a nossa fatura anual para a alimentação animal, que atualmente ultrapassa 200.000  de euros por ano “.

O zoológico planeja produzir uma variedade de ervas como a salsa e orégano, folhas vegetais como alface e espinafre, e uma variedade de frutas, incluindo os tomates cereja e morangos. Répteis, aves, e a maioria dos primatas, incluindo mamíferos e grandes felinos se beneficiam da produção de alimentos frescos durante  todo o ano.

VertiCrop

As culturas rodam em um sistema robótico otimizado para fornecer um mesmo nível de luz solar para cada bandeja.  “Nós temos o dever de promover o uso sustentável dos recursos”,  disse a chefe da jardinagem no jardim zoológico, Catherine Mortimer. “A Hidroponia é um ótimo sistema para o cultivo, pois otimiza a comida e água que a planta recebe o que maximiza a velocidade que a safra pode crescer e maximiza os nutrientes que vão ser contidos nessa cultura que é realmente importante para animais em cativeiro”, finalizou Mortimer.

Fonte: Revista Hidroponia